PRECISAMOS FALAR SOBRE DEPRESSÃO.

quinta-feira, janeiro 18, 2018

Na metade do primeiro semestre do ano passado, eu iniciei uma depressão.
 
Não sei dizer ao certo o porquê, nem o que causou isso. Pode ter sido tudo o que estava acontecendo na minha vida naquele momento como pode ter sido algo isolado que despertou isso em mim. 
 Ao contrário do que muitos pensam, estar deprimido não é estar triste e chorar o dia todo, não é estar chateado ou magoado em relação a sua vida. Estar deprimido é totalmente diferente disso, estar deprimido é sentir nada. Nada te faz feliz, nada te faz triste e você não vê um propósito para viver.

 Eu posso dizer que tive muita sorte por ter pessoas que me ajudaram a superar tudo isso, não deixando a situação tomar proporções maiores.
Já era quase final do ano e como eu já estava me sentindo muito bem, eu decidi fazer uma retrospectiva comigo mesma, lembrando de cada momento, sendo ele bom ou ruim. E me recordei de uma das minhas piores crises, relembrando cada sentimento e pensamento que eu tive. Foi algo horrível mas necessário para eu tomar uma decisão na minha vida: nunca mais queria sentir isso de novo.
Por isso, comecei a pesquisar sobre pessoas que passaram por momentos difíceis também e o que elas fizeram para ajudar a amenizar isso. 
Então, eu encontrei algo muito legal e eu decidi fazer para mim:

 
Nesse potinho, há papéis de três cores: rosa, azul e verde.
 
Nos rosas, eu escrevi os motivos que me fazem viver. Pensei na minha família, nos meus amigos, nos sonhos que ainda não realizei e nos sentimentos que eu ainda quero sentir.
Nos azuis, eu escrevi os motivos para eu me amar. Falei sobre as coisas que eu gosto em mim, tanto na aparência como na personalidade.
Nos verdes, eu escrevi as coisas que eu posso fazer nos momentos em que houver uma crise, como ver minha série favorita, brincar com a minha cachorra ou tomar um banho quente. Ou seja, coloquei todas as coisas que poderiam afastar minha cabeça de pensamentos ruins e me fazer sentir um pouco melhor.
No momento em que você sentir que não está bem, você retira alguns papéis do potinho e os lê até se sentir melhor, realizando tudo o que estiver escrito nos papéis verdes e refletindo sobre os motivos dos papéis rosas e azuis.
Assim, eu decidi escrever esse post no BLOG para tentar ajudar pessoas que estejam passando por uma fase difícil e não sabem como agir. Você é importante pro mundo e pode mudar essa situação. Se você estiver sozinho, eu estou disponível sempre para ajudar quem precisar conversar. A gente merece mais do que apenas existir. Merecemos viver, realizar nossos sonhos e ser feliz. Não deixe isso te abalar, você é maior do que seus problemas. Isso não é quem você é, não deixe não ser apenas uma fase.


Para quem estiver interessado, essa organização ajuda pessoas que estão com depressão a acreditarem em suas vidas. Segue o link: https://www.cvv.org.br
 



Desirée Marins.

Veja também

0 comentários